segunda-feira, 19 de maio de 2014

Setor negocia tributação com governo federal


O Sindicato da Indústria de Vestuário (Sindivestuário) está discutindo com o governo federal um sistema diferenciado de impostos, que possa dar maior competitividade às confecções brasileiras.
De acordo com nota à imprensa, há pelo menos 10 anos a indústria brasileira de vestuário vem reduzindo a produção e enquanto as vendas no varejo aumentam. "Muitas confecções têm fechado suas portas para distribuir a produção em pequenas empresas, para poderem se enquadrar no regime tributário do Simples. É esse sistema diferenciado de impostos que o Sindivestuário discute com o governo para que essas confecções possam sobreviver", comenta Ronald Masijah, presidente do Sindivestuário.
Ele observa ainda que a cada dia o setor perde mais espaços no mercado para as importações. Segundo levantamento do sindicato, enquanto as vendas de roupas no varejo cresceram 22% no primeiro trimestre deste ano, a produção nacional recuou 15%. "A diferença entre produção e comercialização se deve à alta importação", explica em nota.
"Além da avalanche de roupas chinesas - cerca 80% do que vem de fora -, agora o setor sofre concorrência também dos 'sacoleiros de Miami', que já representam 20% das roupas que entram no Brasil. São pessoas que vão à Miami e voltam com cinco ou seis malas repletas de roupas novas disfarçadas de bagagem pessoal", destaca Ronald Masijah, observando que tudo é vendido sem impostos, aumentando a comercialização informal de mercadorias.

FONTE: DCI - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário